Category: Curiosidades

Calendários Judeu

Esses calendários serve de exemplo porque os Judeus tem o calendário diferente do nosso o deles é o lunar. E o nosso é o Solar. ai com ele fica mais facil de entender.

Alabastro

Pedra macia e translúcida, parecida com o mármore, formada pela cristalização natural da água, gota por gota, durante milhares de anos. A pedra de alabastro é usada em esculturas finíssimas ou na confecção de vasos para perfume. Por isso o vaso de alabastro é tão valioso, por não ser moldado em barro como os demais vasos e, sim, esculpido por um artista. Maria de Betânia, após ungir Jesus com um bálsamo caríssimo, quebrou o seu vaso (Mc 14:3), mostrando a exclusividade do que havia consagrado ao Senhor.
A lição disto é que cada pessoa é um “vaso” (Is 64:8, Os 8:8), o bálsamo é a nossa alma, e o perfume é o nosso espírito. Cada pessoa deve consagrar-se inteira, única e exclusivamente ao Senhor. O ato de Maria de Betânia, ao derramar o bálsamo sobre a cabeça de Jesus, ungir os seus pés e enxugá-los, mostra a verdadeira consagração: cada pessoa deve reconhecer a Jesus como cabeça, colocar-se aos seus pés e servi-lo com total exclusividade.

Leia mais →

PINÁCULO

É o ponto mais alto de um edifício. Na tentação de Cristo, está escrito que o Diabo transportou Jesus até o Pináculo do Templo em Jerusalém (Mt 4:5). Era uma altura de mais de cinqüenta metros. O adversário desafiou Jesus a se lançar dali, para provar que era o Filho de Deus. Jesus, que andou cerca de cinco quilômetros sobre as águas do mar como se fosse terra firme (Jo 6:19), e que subiu aos Céus sem cordas ou balões (Lc 24:51, At 1:9-10), poderia perfeitamente ter aceitado a provocação. Mas o Senhor disse ao Inimigo: NÃO TENTARÁ O SENHOR TEU DEUS (Lc 4:12).

Magos do Oriente

Homens de uma tribo da Média, que trabalhavam na Pérsia, e foram a Jerusalém por volta do ano 7 a.C. Perturbaram Herodes e a cidade com a inquietante pergunta:”Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pois do Oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo”(Mt 2:2). Estes homens não eram magos no sentido que hoje se dá á palavra, mas magii,isto é, sábios.

Leia mais →

Maná

Maná em hebraíco, Man hu significa “O que é isto?”.Foi esta a reação das pessoas ao vê-lo pela primeira vez. Era um alimento sobrenatural que chovia do céu todo dia útil e que alimentou o povo de Israel no deserto durante quarenta anos (Êx 16:4). A descida do maná do céu só cessou quando os israelitas entraram na Terra Prometida, por volta de 1400 a.C.(Êx 16:35). Ainda que o povo murmurasse que estava enjoado de comer maná todo dia. Deus não mudava o cardápio.O maná era um arquétipo de Cristo. Quando Jesus esteve aqui na terra, disse ser ele o pão vivo que desceu do céu, o Pão da Vida, e afirmou que, quem dele se alimentar, viverá para sempre (Jo 6:35,48,50,51).

Leia mais →