Perguntas e Respostas sobre o Batismo

Não roubo, não mato, não faço coisas erradas. Será que eu também preciso me batizar?

Quando Jesus completou trinta anos de idade, foi até o Rio Jordão para que João Batista o batizasse. João se recusava, dizendo que ele é quem precisava ser batizado por Jesus, o Senhor insistiu e disse: “Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda justiça” (Mt 3:15). Jesus mostrou que não há ser humano na face da Terra, por melhor que seja, que não precisa batizar-se, o batismo é uma exigência da Justiça de Deus.

Toda pessoa adulta que parte deste Mundo sem se batizar, parte sem cumprir toda a Justiça de Deus.

Mas e se eu já fui batizado quando era nenê?

Jesus disse: “Quem crer e for batizado será salvo”. Ele não disse apenas “Quem for batizado”, mas “quem crer e for batizado”. Note que primeiro a pessoa precisa crer, para depois se batizar.

Um recém-nascido não possui a capacidade de crer, nem praticou pecados para se arrepender. O batismo de bebês não existe no Evangelho e nunca foi ordenado por Jesus ou praticado pelos Apóstolos.

O argumento de que “se a criança falecer sem batizar morre pagão e vai para o limbo” não tem respaldo e ainda contraria a Palavra de Deus. Jesus disse: (Mc 10:14).”das criancinhas é o Reino de Deus”.

Somente depois de adulta, sabendo a diferença entre o bem e o mal, tendo a capacidade de crer e se arrepender, é que uma pessoa pode ser batizada.

O que representa (figuradamente) o Batismo nas águas?

1- NOVO NASCIMENTO

Cristo chamou esta experiência sobrenatural de Novo Nascimento, através da Água e do Espírito (Jo 3:1-18). É tão impressionante a transformação moral, espiritual e física que o Evangelho e o Espírito Santo imprimem na vida de quem crê, que a pessoa não apenas passa a usufruir um novo estilo de vida, mas, verdadeiramente, nascer de novo, como filho de Deus (Jo 1:12).

Externamente, até parece a mesma pessoa. Mas, interiormente, é uma nova criatura. O Batismo é um divisor de águas entre a velha e a nova vida: quando a pessoa se batiza está deixando a velha vida no mundo para viver uma nova no Reino de Deus, sendo Jesus a “Primícia” em tudo, com Ele não foi diferente: após o Seu batismo nas águas, deixou a velha vida de carpinteiro em Nazaré para viver a Sua Nova Vida como Filho de Deus.

2- FUNERAL DE O NOSSO VELHO SER

Ora, quem nasce de novo precisa sepultar a velha criatura. O batismo nas águas é este funeral. O apostolo Paulo comparou o batismo a um sepultamento, seguido de uma nova vida ressurreta: “Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na Sua morte? De sorte que fomos sepultados com Ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo ressuscitou dos mortos pela Glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida” (Rm 6:3-4).

Ao entrar na água, a velha criatura está sendo sepultada com Cristo.

3- RESSURREIÇÃO COM CRISTO

Ao sair da água, a pessoa está ressuscitando com Ele, para viver em novidade de vida e nunca mais morrer.

4- LAVAGEM DE PECADOS PERDOADOS

O batismo nas águas também representa a lavagem de pecados perdoados pelo sacrifício de Jesus. Ananias disse ao recém-convertido Saulo: “E, agora, por que te deténs? Levanta-te e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o Nome do Senhor” (At 22:16).

Por aspersão ou por imersão?

Quando Jesus foi batizado no Rio Jordão, está escrito que “batizado Jesus, saiu logo da água” (Mt 3:16).

É óbvio, mas precisa ser comentado: se Jesus saiu da água é porque estava dentro. Depois do Jordão, o Evangelho diz que João Batista foi batizar em Enom “porque havia ali muitas águas; e o povo ia e se batizava” (Jo 3:23). Enom é uma palavra grega de origem aramaica que quer dizer “fontes”, tanto no principio do batismo no Rio Jordão, como em Enom, o batismo só acontece onde há “muitas águas”.

Um batismo feito em pias, ou com canequinhas, não condiz com o batismo do Evangelho, fosse assim, João não precisaria ter ido a “Enom”, as “fontes”, bastaria andar pelo país, com um balde de água e uma caneca na mão.

Um dos significados do Batismo é “lavar” (At 22:16), é claro que ninguém se lava com
algumas gotinhas ou com uma canequinha, pode até tentar, mas não fica limpo.

E temos também o testemunho etimológico: todos os dicionários bíblicos, inclusive o Catholic Dictionary, e até os seculares, como o Aurélio, concordam que a palavra “batismo” vem do grego baptismós, e quer dizer “imersão”. Em latim, a palavra é baptismu e também quer dizer “imersão”. Traduzindo a ordem de Jesus, Ele disse: “Quem crer e for imergido será salvo”. Para confirmar a prática da imersão do batizando, vamos reler o texto do Apostolo Paulo que compara o batismo a um sepultamento: “Fomos, pois, sepultados com Ele pelo batismo na morte” (Rm 6:4).

Assim como nenhum cadáver pode ser considerado sepultado com apenas um pouquinho de terra na testa, do mesmo modo ninguém pode ser considerado “sepultado pelo Batismo” com um pouquinho de água na fonte.

O que me impede de ser batizado?

Um dia, o diácono Filipe subiu numa carruagem e pregou o Evangelho a um homem rico, ministro da fazenda da Etiópia, durante uma curta viagem, o homem creu. Antes que Filipe descesse da carruagem, o etíope viu água e disse a Filipe: “Eis aqui água”; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. “E mandou parar o carro, e desceram ambos á água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou”.

CRER NO SENHOR JESUS CRISTO!

26 Comments

  1. Mteus disse:

    É bom este ponto de vista, mas não é tudo. Precisa olhar sem preconceito, outros lados do assunto. Como será que Pedro batizou aquele tanto de gente por exemplo? E o batismo do carcereiro de Filipo? Como entender Heb 9:19???
    Ainda, Porquê esse azedume contra as crianças? Será que o batismo faz mal a elas? Onde diz que não podem serem batizadas? Como explicar situações em que toda a casa era batizada (At 16:15; 16:34)???
    Enfim, não podemos ficar só com uma visão tão primária assim, temos que abrir um pouco mais a nossa mente. Grato. Mateus

    • luiz gomes disse:

      ola amigo, quero apenas lembrar vc que joao e Pedro não batizavam sozinho eles tinham outros discípulos.

    • Costa disse:

      Não vejo azedume contra crianças, apenas devemos fazer o que Jesus nos ensinou. E ele foi o exemplo, foi apresentado no templo quando criança e com 30 anos na idade de entendimento foi batizado.

    • Peterson disse:

      boa tarde amigo Mateus, a nossa Igreja não tem o costume de Batizar crianças, por dois motívos, primeiro o batismo é um rito simbólico de renunciar o pecado eaceitar a purificação vinda do senhor, criança não tem consciência então não peca, até que esteja na idade de entendimento isso por volta dos 12 anos mais ou menos, outro motivo é porque na bíblia não encontramos relatos de nenhuma criança sendo batizada, por joão Batista e nem pelos discípulos, sendo assim, o batismo de criança acaba por ser uma heresia

  2. Simone novillo disse:

    Gostaria de saber , com testos Blibico , quem ja batizou nas Aguas , pode batizar de novo ?
    Porque dissertam que o sacerdote da igreja disse que tem que batizar de novo .
    Me reponte porfavor.
    Simone

  3. willian disse:

    De acordo com as Escrituras, quantos batismo há? A Bíblia diz em Efésios 4:5 “Um só Senhor, uma só fé, um só batismo.”

  4. Daiani disse:

    Boa tarde, me batizei aos 14 anos mas sinto q não foi verdadeiro, q foi mal feito. Sinto q devo me batizar d novo, Oq faço?

    • Peterson disse:

      em Hebreus 6:4-6 a palavra do Senhor nos mostra que se batizarmos duas vezes é como se estivéssemos crucificando a Jesus uma segunda vez

      o batismo é uma rito simbólico, o mais importante é obedecer a Palavra do Senhor, ser fiel aos seus mandamentos e ter uma conduta ilibada, por exemplo o ladrão na cruz não teve tempo de se batizar, mas Jesus garantiu que ele estaria no paraizo, pois a conduta dele naquele momento de dor foi de ser fiel e mostrar arrependimento independentemente do que lhe sucederia, pois estava verdadeiramente arrependido de sua vida de pecado

  5. liliana disse:

    boa noite estou com uma duvida sobre o batismo.meu filho completou no mes 3 7anos e agora no mes junho fui falar na igreja para o batizar dizendo k ele nao pode sr batizado agora pois ja tem 7 anos completos…. sera possivel? tambem dizem que ele so podera ser batizado quando fizer 4 anos de catequese. que posso fazer para o batizar mais cedo???? preciso de ajuda alguem pode me ajudar nisso? agradecia muito uma luz para este meu problema

    • valber disse:

      Ola amigos,creio que a primeira forma de batismo nos foi ensinada pelo nosso Pai na fe Abraao,quando por determinaçao divina as crianças a qual e citada em Gn.17,9 tinham 8 anos de idade quando ja alcansaram a razao, potanto quero parabenizar a colocacao do nosso colega totalmente baseado na biblia sagrada.

  6. Peterson disse:

    As crianças no velho testamento não eram batizadas eram circuncidadas ao oitavo dia e depois da circuncisão ficavam 33 dias o tempo da purificação e depois eram apresentadas a Deus, criança não se batiza pois não tem do que se arrepender, só se batiza após a idade da razão que começa por meados dos 12 anos de idade, antes disso as crianças só devem ser apresentadas ao Senhor como sendo entregues para que Ele as proteja as guarde de todo o mau.

  7. Wilson Florentino dos Santos disse:

    Penso que que o batismo de João Batista era batismo de arrependimento, ou seja purificação para receber o Senhor Jesus que estava chegando, naquela época, Jesus disse em Mateus 28,19,29, ” ide, pois, a todas às nações: Batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo… Jesus encarregou seus apóstolos a realizarem o Batismo, consequentemente também os próximos apóstolos que viriam no decorrer da história, penso também que não há relato de Batismo de criança e de adulto feito por Jesus, pois função ficou a cargo da Igreja nascente.

  8. daniele disse:

    meu nome e Daniele tenho 16 anos…
    congrego na igreja cristo e vida para as nações, a qual foi fundada por um tio meu …
    estou nessa caminhada a aproximadamente 5 anos.
    o que gostaria de compartilhar e saber e …
    eu nao sou batizada e faço parte de determinados grupos na igreja (jovem e grupo de louvor).
    isso pode ?
    se eu for me batizar tem que ser por que sentir algo ? correto (sentir aquela vontade, arrependimento, …

    e não por que querem tipo” nem por força e violencia”
    o que acontece e que acredito que tenho MEDO de me batizar e não estar preparada
    por ser nova
    assim na minha casa apenas eu sou evangelica pois minha mae e catolica juntamente com os outros …

    tenho Medo de me batizar e me desviar …
    me ajude
    preciso !

    tbm queria que meu batismo fosse realizado em um rio, cachoeira … em aguas correntes
    pois nao vejo na biblia falando sobre batismo em piscina
    estou errada nesse ponto de vista ??
    eu gostaria de falar em linguas, ser renovada, poder falar sobre Deus verdadeiramente de todo coração
    não ser presa…
    queria que atraves de mim vidas sejam curadas e modificadas pela palavra do senhor
    quero ser usada e ser um exemplo na casa dele

    • Mariza Palomares disse:

      Adriano Palomares, ajuda a Daniele nessa duvida!!

    • admin disse:

      Olá Daniele, Paz de Cristo!
      Mesmo não batizada deve sim continuar envolvida nos trabalhos da igreja juntamente com os grupos.
      Batismo é decisão, você precisa querer, baseada na convicção que tem por Cristo, O Senhor Jesus decidiu nos amar, e decidiu morrer por nós, e nós crendo decidimos crer e decidimos nos batizar, essa é uma decisão que precisa tomar.
      Deve tomar essa decisão pensando hoje e não ficar pensando no futuro no que pode acontecer, nós vivemos hoje, e hoje não enduremos nossos corações.
      É indiferente se é em piscina ou em rio, o ato é simbólico demostrando a todos o seu novo nascimento através da sua decisão, o importante é que esteja decidida em servir a Cristo.
      Os dons conforme a sua caminhada cristã e sua busca irá se manifestar da maneira como Deus irá te usar.
      Deus abençoe sua vida!

  9. HILARIO FIORENZANI disse:

    Porque esta indiferença não basta jesus ter ficado bravo com os apóstolos quando não permitiam que as crianças chegassem a ele, não é preciso viver no pecado e cometer pecados para depois ser batizado, a historia do eunuco que felipe batizou, o que aconteceu com este homem depois do batismo, na casa de Cornélio a palavra narra que toda a casa foi batizada, Jesus mandou que eles saisem e comunicasse a boa nova, e batizasse a todos ele não falou somente de adultos mais falou a todos e isto inclui as crianças .temos os padrinhos para assim ajudarem na educação cristã se os pais desfalecerem os padrinhos estarão ali para mostrar a luz que é Jesus.

    • Alexandre disse:

      Se o reino dos ceus pertence aos pequeninos eles não precisam se batizar. Batismo é para remissão de pecados e criança não tem pecados.

  10. Simone disse:

    Me batizei aos 14 anos na igreja universal só que foi com balde fiquei de joelhos e o pastor jogou a água será que e valido?

  11. Camila disse:

    Olá, boa tarde.
    Eu já fui batizada na igreja católica quando pequena, mas eu sou evangélica, foi a religião que escolhi pra mim, e irei me batizar nas águas neste domingo. Queria saber se há algum problema nisso.
    Aguardo.

    • lazaro disse:

      Não camila.
      pode se batizar sem medo, está fazendo o correto.
      Batismo como ja foi falado e para quem sabe o que está fazendo, voce como criança não tinha noção do que estava fazendo.

  12. lazaro disse:

    Amigos, Boa tarde!
    A bíblia não cita em nenhum momento criança sendo batizada, tem umas passagens que até podem levar a alguém crer, que batizaram uma criança, mais pelo contexto histórico, não haveria essa possibilidade, até a biblia etá sendo citada nos comentários para tentar justificar o batismo de crianças; Mais essa forma de batismo, Biblicamente não existe.
    Temos que respeitar as denominações que creem dessa forma, e batizam as crianças, assim como eu, apesar de não concordar com essa prática, mais respeito a todos.
    porém não tem como dizer que a Bíblia apoia essa prática, pois em nenhum momento ela e citada na Bíblia.
    E por isso que a cada dia vem surgindo muitas denominações a qual são chamadas de “ceitas”, pois pegam alguma prática do cotidiano pessoal, adaptam essa prática dentro da palavra de Deus, e vivem como essa pratica fosse uma verdade.
    Não podemos tentar adequar a palavra de Deus ( BÍBLIA), as nossas vidas, mais sim ao contrario, as nossas vidas que tem que ser adequadas de acordo com a palavra de Deus (BÍBLIA).
    Se realmente existe uma “VERDADE ABSOLUTA”, essa verdade, sempre será a PALAVRA DE DEUS.

  13. Lucy disse:

    O Batismo e’ um so’. E’ va’lido quando se batiza em nome do “Pai,do Filho e do Espirito Santo.

  14. Lucy disse:

    Temos que ser batizados em nome do Pai ,do Filho e do Espirito Santo.

  15. Elariane disse:

    Quando uma pessoa estuda a bíblia ela era ateu e conhece jesus é decide que já n quer viver no mundo e quer viver pra Deus e conta sua história pro pastor e pedi que quer muito batizar de coração alma e mente que ela quer muito Deus na vida dele mas ela quer batizar o mas rápido possível o pastor pode batizar ????? Eu sou cristã meu marido era ateu mas hj não é mas mas ele deseja muito batizar o mas rápido possível porque ele quer viver pra Deus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 5 = 10

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>