UMA SÁBIA MULHER QUE SALVOU SUA CIDADE.

E a mulher na sua sabedoria entrou a todo o povo e cortaram a cabeça de Seba e Joabe tocou a buzina e se retiraram da cidade, (2 Samuel 20.22).
“Não quero destruir a cidade, quero apenas Seba” disse- lhe Joabe.

A bíblia declara que essa mulher cujo nome nem foi citado era uma Sabia Mulher dentre as muitas outras que havia naquela cidade.

1* Lição Ter sabedoria não é ter diplomas.
Aquela mulher por certo não cursava a faculdade, mas era portadora da sabedoria prática que é o que vale no dia a dia.

2* Lição Ela não se julgava a única pessoa sábia, “Eu sou Uma das…”foi esta a sua declaração. Às vezes somos tentados a nos considerar únicos, tendo a última palavra em torno do assunto tal ou qual. É muita vaidade pensar-se o único capaz para este ou aquele encargo.

3* Lição Aquela mulher sem vaidade e no anonimato salvou a sua cidade entregando o mau elemento que nela se refugiara. Não podemos esconder o erro. Temos que enfrenta-lo e por fim ao seu poder para que o mal não se alastre. Bendita mulher que fez o melhor pelo seu povo, e sem alardes.

QUEM É SEBA NA BÍBLIA?

Seba: era um filho de Bicri, da familia de Bequer, filho de Benjamim, e portanto, da linhagem da qual Saul era descendente. O Antigo Testamento relata que Seba liderou uma revolta contra o Rei Davi.Joabe era o comandante do exército de Davi, era bem esperto e construiu rampas para derrubar os muros de Abel e assim sufocar a rebelião. Era evidente para os moradores que toda a cidade seria destruída, a não ser que alguém agisse rapidamente a fim de preservar a paz.
Seba: era um inimigo, a batalha seria inevitável.
Essa Mulher: se coloca na brecha com toda sabedoria divina para evitar um desastre e uma destruição do seu povo. Ela apresenta a solução da paz entre os homens de Davi e o povo de Abel. Vidas inocentes de ambos os lados dos muros foram poupadas. Colossenses 4.6 afirma, “Necessitamos de uma busca no coração da sabedoria de Deus.” Sabedoria é um processo extremamente importante na nossa caminhada da vida. A sabedoria divina nos dá capacidade para tomar decisões corretas e fazer escolhas e fazer escolhas piedosas diante de Deus.

A sabedoria de Deus nos livra da loucura do mundo. Proverbios 4.7 afirma…
“A sabedoria é a coisa principal: adquire,pois, a sabedoria: sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento.”

Quando olhamos para as Escrituras percebemos que muitas mulheres se destacaram pela sua sabedoria.

Uma delas é essa de Abel que viveu na fronteira norte de Israel e é apenas identificada como uma MULHER SÁBIA. Ela agiu rapidamente para salvar sua cidade.

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 4 = 6

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>