Conjuro-te

O que será que significa esta expressão? Que quer dizer conjuro-te? Por que dizemos eu (nós) te conjuro? Será que são palavras essenciais para expulsar demônios? Ou será que elas nada podem fazer contra os demônios? Pare agora de ler este curioso texto e pense por um minuto. O que quer dizer “conjuro-te”?

Na bíblia encontramos esta expressão algumas vezes. Todos irão lembrar. Quem nunca escutou um irmão dizer assim: Para cumprir o capítulo 4 de II Timóteo adiante de Jesus que há de julgar vivos e mortos, na sua vinda e no seu reino, CONJURO-TE. Mas que será que Paulo ( o autor desse trecho) quis dizer? Será que ele estava conjurando Timóteo? (vemos que a epístola II à Timóteo é uma carta do Apóstolo Paulo a Timóteo)
Não, absolutamente não. Vejam todo o trecho e percebam o real significado desta expressão.

II Timóteo 4,1 e 2: CONJURO-TE, pois, diante de Deus e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda longanimidade e doutrina.

E agora? Será que o apóstolo estava mandando Timóteo para o inferno, ou estava expulsando ele? Não meus irmãos, ele estava dando uma ordem para Timóteo. Timóteo era seu cooperador. Ele tomava conta de alguns rebanhos. Tinha então a responsabilidade de estar ensinando como líder que era. Paulo estava ordenando que ele estivesse pregando a palavra de Deus, estivesse repreendendo os que merecessem, e exortando os que estivessem necessitando de uma palavra sua. Nesse trecho então vemos que CONJURO-TE significa apenas EU TE ORDENO. Mas será que em outras referências o significado muda? Vejamos

Mt 26,63 : E Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: CONJURO-TE pelo Deus vivo que nos diga se tu és o Cristo, o Filho de Deus.

Mas uma vez que a expressão se trata de uma ordem, no caso o sumo sacerdote, ordenando que Jesus dissesse se era ou não o Cristo?

Mc 5,7: E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, filho do Deus altíssimo? CONJURO-TE por Deus que não me atormentes.

Vemos que aqueles espíritos que estavam naquele homem estavam suplicando que Jesus não os atormentasse.

I Tm 5,21: CONJUTO-TE, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, e dos anjos eleitos, que, sem prevenção, guardes estas coisas, nada fazendo por parcialidade.

Paulo estava ordenando a Timóteo que seguisse os seus conselhos para uma boa edificação da sua igreja.

I Ts 5,27: Pelo Senhor vos CONJURO que esta epístola seja lida a todos os irmãos.

Paulo estava ordenando aos tessalonicenses que receberam a carta que lessem a carta perante toda igreja.

É claro que a palavra conjuro-te pode servir para expulsar demônios, mas desde que seja usada de maneira correta. Vejamos um exemplo. Certa vez Paulo expulsou um espírito que possuía uma jovem. Ele disse assim ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. (At 16,18). Ele também poderia dizer: Em nome de Jesus Cristo, CONJURO-TE que saias dela. Dessa forma ficaria correto. Pois ela ordena e diz o que está ordenando que no caso é saias dela. Mas se ele dissesse apenas CONJURO-TE, o que ele está ordenando? Vemos que ele se preocupou em dizer qual era a sua ordem. Devemos também dizer qual é a nossa ordem.

11 Comments

  1. Uderson disse:

    Boa noite,

    Caros autor, gostaria de parabeniza-lo o texto foi muito exclarecedor e todos os exemplos expostos de forma simplificada. Deus o abençõe e continue assim, divulgando a palavra do senhor.

  2. jorge bastos disse:

    para mim foi otimo, facil interpretação, Deus os abençoe

  3. Cleber disse:

    Excelente explicação.
    Continuem esse bom trabalho.
    Deus os abençoe.

  4. Eric disse:

    Muito obrigado neu irmão pela explicação, cada exemplo levado a luz da palavra, muito edificante Deus abençoe !!

  5. Luiz disse:

    Encontrei o que procurei, Sr. Jesus continue abençoando o Irmão com a boa obra

  6. paulo de souza barbosa disse:

    Muito bom!!

  7. Eduardo demari disse:

    Muito edificante

  8. Alice Ferreira disse:

    Excelente parabéns, Deus continue usando vocês!

  9. Muito boa essa explicação. Parabéns

  10. Ciceramoreira disse:

    Assim pois me deixou totalmente satisfeita e nao ficou duvida alguma .parabens foi muito clara a resposta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


7 + = 16

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>