A palavra FOGO na Bíblia

Antes de interpretarmos qualquer texto nas escrituras, e tirarmos nossas próprias conclusões, temos que analisar o contexto do assunto em questão e até mesmo de outros textos paralelos, pois com a Palavra de Deus não há contradição.

Se a palavra em questão é FOGO, temos que verificar o sentido em que ela está tomando, pois na Bíblia uma palavra pode ser usada apenas como figura, por isso a importância do contexto, para que não haja erro na maneira de interpretar a Palavra de Deus.

Outro fator importante para entendermos algo nas Escrituras, é contar com a iluminação do Espírito Santo, caso não esteja sentido, ore.

A palavra FOGO na Bíblia pode significar simplesmente FOGO COMUM, que nós conhecemos aqui, como no texto abaixo:
Marcos 9:22 e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.

O assunto acima se trata de um jovem lunático que se jogava no fogo e na água, vemos que FOGO nesse texto se trata de apenas FOGO COMUM.

A Bíblia também fala de um FOGO ETERNO, onde o contexto diz que é o lugar onde ficarão todos aqueles que praticarem iniqüidades, e que foram desobedientes a Palavra e não se arrependerem em vida:
Marcos 9:48 onde não lhes morre o verme, nem o fogo se apaga.
Mateus 18:8 Portanto, se a tua mão ou o teu pé te faz tropeçar, corta-o e lança-o fora de ti; melhor é entrares na vida manco ou aleijado do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no fogo eterno.
2 Tessalonicenses 1:8 Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo;
2 Tessalonicenses 1:9 Os quais por castigo padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder.

Percebemos que o assunto acima em questão trata-se do CASTIGO ETERNO, ou seja, tanto o FOGO é ETERNO como a PENALIDADE.

Em outros contextos a palavra FOGO é algo positivo. DEUS em alguns textos é representado como FOGO, a Sua Palavra também é considerada como FOGO, veja exemplos abaixo:
Deuteronômio 4:24 Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.
Jeremias 23:29 Não é a minha palavra fogo, diz o SENHOR…
Malaquias quando profetizava a respeito da vinda do nosso Senhor, ele O comparou com o FOGO.
Malaquias 3:2 Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros.

João Batista já fala de que o Senhor batizaria com FOGO.
Mateus 3:11 Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.

Se DEUS é FOGO, JESUS é FOGO e SUA PALAVRA é FOGO o seu BATISMO também pode ser FOGO, a expressão FOGO é uma forma figurada de representar DEUS ou até mesmo o JUÍZO de DEUS, o que é de DEUS e o que vem de DEUS.

NÃO EXISTE FOGO PURIFICADOR (PURGATÓRIO)
Somente JESUS, que é o VERBO, Ele é a PALAVRA DE DEUS, pode purificar pecados, ou seja, Ele nos perdoou e nos perdoa de todas as nossas falhas.
Apocalipse 19:13 E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus.
Hebreus 9:14 muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!
1 João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

Mas é importante nós nos arrependermos e confessarmos os nossos pecados e aceitar o feito do Senhor, e servimos a Ele.

O texto mais questionado é 1 Coríntios 3:10 ao 15, mas como foi dito acima, antes de tirarmos qualquer conclusão não podemos esquecer de seu contexto. Paulo escreveu esse texto para a Igreja de Corintos, pois ali estava havendo dissensão entre eles, ele falou sobre o Fundamento, que é Jesus Cristo, e que ninguém pode colocar outro. Pois o Senhor Jesus Cristo é Único. Contudo, se o que alguém edificar sobre o Fundamento for ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo FOGO;

Não adianta a gente querer esconder nada de Deus, pois do dia do JUÍZO ninguém escapará, pois o FOGO vai nos revelar aquilo que somos, e esse FOGO é DEUS, ou seja, a PALAVRA DE DEUS observe o texto abaixo:
João 12:48 Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

A PALAVRA DE DEUS que é FOGO irá no último dia manifestar a obra de cada um, lembrando que:
Hebreus 9:27 E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo,..

Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo.

Lembrete: Quem é o FOGO? DEUS, JESUS CRISTO, ou seja, A PALAVRA DE DEUS nesse contexto.

Lembramos também que a Salvação é pela GRAÇA DE DEUS (JESUS CRISTO), e o texto se refere à igreja de Corintos que estava com problemas e a PALAVRA DE DEUS (FOGO) estava apontando esses problemas, e Paulo explicava para eles como é a PROVA de DEUS, mas que há possibilidade de que sejam salvos, pois a PALAVRA DE DEUS (FOGO) queimará aquelas obras mesmo que sofram perdas, mas tudo em vida. Ou seja, enquanto estamos em vivendo, temos a possibilidade se sermos salvos por JESUS e mesmo os que conhecem a PALAVRA e erram podem se arrependerem e voltar para o FOGO (DEUS).

Irmão, se você está distante de Deus por causa de seus pecados, venha para JESUS que seus pecados serão queimados pelo seu SANGUE derramado na CRUZ, e terá direito de recomeçar uma nova vida.

JESUS TE AMA!

Paz de Deus esteja contigo.

4 Comments

  1. wanderley pereira de sousa disse:

    A palavra de Deus,é espiritual,e não carnal.amém.

  2. Miriam Dos Anjos Menezes disse:

    Irmãos…quando a Bíblia fala que as obras reprovadas serão queimadas, isso significa que os crentes salvos quando estiverem sendo julgados no tribunal de Cristo cujas obras foram reprovadas, não Reinarão com o Senhor Jesus no milênio, ficarão nas trevas exteriores, porém serão salvos para a eternidade.

  3. Alessandro disse:

    que base bíblica você utiliza para defender isto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


+ 2 = 10

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>